ECBC João Bosco foi o vencedor

 

Amazonas - Posse João Bosco

O ECBC João Bosco Lopes Botelho, do Capítulo do Amazonas, foi o vencedor do Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões 2015. A decisão aconteceu na   reunião conjunta do Diretório Nacional e Conselho Superior realizada no dia 22 de maio, às 16 horas, na Sede do CBC.

A entrega do prêmio acontecerá na  sessão de posse do novo Diretório Nacional, para o biênio 2016/2017, no dia 15 de janeiro de 2016, na Sede do CBC.

Foram analisadas também as indicações dos capítulos de São Paulo ( ECBC Willian Saad Hossne) e Núcleo Central ( ECBC Fernando Paes Leme).

Criado em 1970, o Prêmio CBC é concedido ao cirurgião brasileiro, Membro Titular ou Emérito do CBC que, pelo acervo de atividades desempenhadas na sua vida profissional, tenha contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da Cirurgia brasileira.

Perfil do homenageado

Atual representante do Departamento de Defesa Profissional (DEPRO) do Capítulo do Amazonas, o ECBC João Bosco Lopes Botelho é autor de 13 livros, 355 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, publicações em revistas, jornais, homenagens, prêmios e medalhas no Brasil, França e Suíça.

É Professor Titular aposentado da disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal do Amazonas; Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, na disciplina Ética Médica-Bioética; Professor Orientador do Programa de Mestrado e Doutorado de Biotecnologia PPGBIOTEC, da Universidade Federal do Amazonas; Professor Orientador do Programa de Mestrado e Doutorado de Doenças Infecciosas e Tropicais da Universidade do Estado do Amazonas.

O ECBC João Bosco Lopes Botelho também é membro da Academia Amazonense de Medicina e Academia Brasileira de Medicina Militar, além de Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas.

O membro Emérito do CBC participa de atividades acadêmicas na França, tendo recebido o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Toulouse. É membro da Academia Nacional de Cirurgia; Professor Convidado do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial, CHU Bichat-Claude Bernard da Universidade de Paris VII (Universidade Denis Diderot), 1995-2010.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS VENCEDORES